sexta-feira, 23 de maio de 2014

Anaxímenes - A Arché é o Ar


Anaxímenes também era de Mileto, como Tales. Viveu entre 585 a.C até cerca de 528 ou 525 a.C. Nada mais se sabe sobre ele. Uma curiosidade: ele foi o primeiro a perceber que a lua não tem luz própria e que recebe a luz do sol.

Anaxímenes também estava em busca da Arché. Neste processo, ele pareceu focar sua atenção na importância da respiração nos seres vivos. Com efeito, tanto animais quanto plantas respiram. Os minerais, que não respiram, não são vivos. 

Notou também que a respiração possui os movimentos de inspiração e expiração. Quando uma pessoa morre, a sua última respiração é uma expiração, isto é, para fora. Ou seja: a morte faz com que o ar saia do corpo. Talvez por isso, Anaxímenes dizia que a alma é ar. Um dos fragmentos dele diz o seguinte:

"Como nossa alma, que é ar, nos governa e sustém, assim também o sopro e o ar abraçam todo o cosmos."

Para Anaxímenes, então, a Arché é o Ar.

"Do ar dizia que nascem todas as coisas existentes, as que foram e as que serão, os deuses e as coisas divinas" Hipócrates falando sobre Anaxímenes

De novo, se o ar é a origem de todas as coisas, é preciso que ele possa se transformar em todas as coisas. E isto se dá, segundo Anaxímenes, a partir de dois movimentos do ar:

1- Movimento de Rarefação ou Dilatação - é quando o ar fica mais "espalhado";
2- Movimento de Condensação ou Compressão - é quando o ar fica mais "apertado".

Notem a diferença:


Dirá ainda o Hipócrates, a respeito da teoria de Anaxímenes:

"Quando o ar se rarefaz, torna-se fogo; e quando se condensa, vento; com maior condensação, nuvem; se for mais forte, água; se mais forte ainda, terra; e com sua extrema condensação, transforma-se o ar em pedra."

Vejamos: se o ar se concentra, ele se torna vento. Isso pode ser observado, não é? Sobretudo, se vamos à praia, notamos que o vento já é mais potente do que o mero ar que respiramos. Se, porém, ele se condensa mais um pouco, ele se torna nuvem. A nuvem é feita de quê? De ar, obviamente. Mas ela está num estado já tão concentrado que o ar se torna visível. E se a nuvem ficar carregada? O que acontece? Chuva! Ou seja, da nuvem sai água. Daí o Anaxímenes pensar que todas as coisas são formas diferentes do ar. 

Portanto, tudo vem do ar e tudo é ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário