sexta-feira, 23 de maio de 2014

Filósofos Pré-Socráticos


Os primeiros filósofos chamavam-se físicos, pois estudavam a Physis, ou natureza. No entanto, eles são mais conhecidos por "Pré-Socráticos", pois vieram antes de Sócrates, que é um divisor de águas na Filosofia.

Os pré-socráticos queriam usar os critérios do Lógos para conhecer, e a primeira coisa que quiseram investigar foi justamente aquilo que estava ao seu redor, isto é, o mundo, a physis.

A primeira coisa que eles perceberam foi que o mundo possui uma regularidade: todos os dias possuem uma manhã, à qual sucede uma tarde, e, em seguida, uma noite, precedendo esta a madrugada, para, então, reiniciar-se o ciclo. O mesmo ocorre com as estações do ano, e com os anos mesmos. Em cada dia, o sol nasce e se põe. Em determinadas estações do ano faz calor, em outras, faz frio; em outras, ainda, o clima é uma espécie de meio termo. Há o tempo dos frutos, e há o tempo em que eles não existem. Uma árvore dá sempre frutos da sua espécie, e o mesmo ocorre com um animal, cujos filhotes nunca diferem da sua espécie. Tudo quanto existe parece estar organizado, ordenado. Para expressar essa idéia, os primeiros filósofos usaram o termo grego "Cosmos" ou "Kósmos" (κόσμος), que significa exatamente isto: ordem, organização.



Cosmos é o oposto de caos, que sugere a idéia de desordem ou bagunça. O mundo estava organizado. Logo, o mundo era cosmos. Essa é a primeira descoberta dos pré-socráticos. A consequência era que, se o mundo está ordenado, ele possui um sentido interno, ou seja, um lógos ou uma lógica. Portanto, pode ser compreendido. É o lógos o que dá ordem, isto é, o que torna cósmos. Se o mundo é cosmos, é porque possui lógos. Desse modo, revelava-se possível às pessoas entender o mundo a partir de suas inteligências pessoais. Isto fez com que elas se tornassem cada vez menos dependentes dos mitos para a compreensão do mundo.

Uma característica importante dos pré-socráticos era a de procurar a origem do cosmos num elemento material, ou, pelo menos, num grupo deles. Este elemento primeiro seria supostamente a origem todos os demais. Os gregos o chamarão pelo nome de "Arché" (pronuncia-se "arqué"), ἀρχή, e significa "origem". Além de originário, este elemento também seria constitutivo, isto é, tudo quanto existe seria um estado diferente deste mesmo elemento.

A idéia de que todas as coisas vieram de uma unidade não nos deve parecer estranha. Primeiramente, todos nós estamos acostumados à idéia da criação segundo a qual Deus, que é Um, fez tudo quanto existe. 


Também a moderna Teoria da Evolução, de Charles Darwin, concebe que a imensa variedade de seres no mundo possui um ancestral comum, isto é, veio de um mesmo ser, no iniciozinho, e que, a partir de complicados processos físico-químicos, evoluiu e se diversificou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário